Curtiu ? Divulgue...

14 março 2008

Entendendo o BIOS

Primeiro vamos entender os termos que serão usados neste post:
  • BIOS significa Basic Input Output system (Sistema básico de Entrada/Saída).
  • Software é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.
  • Hardware é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.
  • BOOT é o termo dado em inglês para o processo de inicialização do computador que carrega o sistema operacional quando a máquina é ligada.
  • Flash RAM é um dispositivo de memória cujo conteúdo não se perde na ausência de tensão elétrica de alimentação e pode ser reescrita. (memória não volátil).
  • Bug é um erro no funcionamento de um software, também chamado de falha na lógica programacional de um programa de computador, e pode causar discrepâncias no objetivo, ou impossibilidade de realização, de uma ação na utilização de um programa de computador.
  • Upgrade significa atualizar, modernizar; tornar (um sistema, software ou hardware) mais poderoso ou mais atualizado adicionando novo equipamento ou atualizando o software com sua última versão.

O BIOS é a primeira camada de software do sistema, um pequeno programa encarregado de reconhecer o hardware, realizar o boot (carregar o sistema), e prover informações básicas para o funcionamento do mesmo. O BIOS é personalizado para cada modelo de placa mãe, portanto o BIOS da placa mãe Asus Modelo P4P800 não funciona em nenhuma outro modelo de placa mãe.

Upgrade de BIOS

O BIOS é armazenado em chips de memória Flash Ram. O uso deste tipo de memória visa permitir que o BIOS seja atualizado e a esta atualização damos o nome de upgrade de BIOS.

De tempos em tempos surgem novas tecnologias, a função do upgrade de BIOS é tornar o micro compatível com estes novos recursos. Muitas vezes são lançados upgrades também para corrigir bugs no BIOS ou para melhorar o suporte a dispositivos. Os fabricantes deixam tais upgrades disponíveis nas suas páginas para download gratuito. Na maioria das vezes trata-se de um arquivo binário e um programa para gravação dos dados.

Durante o upgrade, os dados do BIOS são completamente reescritos. Este é um processo que costuma durar poucos minutos, o problema é que se o processo de atualização for interrompido de alguma forma, seja por falta de energia, um esbarrão no botão de reset, ou qualquer outro imprevisto, a sua placa mãe ficará unitulizada pois o processo de reescrita foi interrompido deixando o BIOS corrompido.

Por isso, quando for fazer o upgrade do BIOS, cerque-se de cuidados. Certifique-se que o arquivo que pegou é o correspondente ao modelo da sua placa mãe e se possível ligue o micro em um no-break.

Lembrando que o modelo da sua placa mãe é composto por: Fabricante ou Marca + Modelo + Versão, pois existem placas mãe do mesmo modelo com varias versões diferentes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara vc é realmente um cara legal ha tempos procuro algum site que fornecesse o download deste driver e vc me disponibiliza assim facil,

Valeu! seria bom,muito bom que existisse mais pessoas como vc ao inves de rackers que só pessam em lesar as pessoas.