Curtiu ? Divulgue...

08 janeiro 2009

Megapixel não é tudo.

Hoje em dia encontramos facilmente cameras digitais com mais de 6 megapixels. Mas você realmente precisa dessa quantidade de megapixels?

Vamos aos fatos:
Se você não revela fotos em tamanho maior que o padrão que é de 10x15cm, a resposta é: Você não precisa de 6 megapixels.

Vamos aos números:


Como visto na tabela acima, uma camera com 3mp seria suficiente para a maioria dos seres mortais...

Outro grande problema é a ilusão que o excesso de megapixels causa na maioria das pessoas, deixando sem importância alguns outros fatores bem mais interessantes que essa quantidade.

Muitas pessoas acreditam que quanto maior esse número, melhor vai a ser a qualidade da foto tirada e isso é relativamente verdareiro até os 3mp, após isso deixa de ser verdadeiro e torna-se uma completa ilusão.

Outros fatores muito mais importantes como a qualidade das lentes, o tamanho e a velocidade do obturador, o zoom óptico, a velocidade de gravação dos arquivos, ISO's que a camera trabalha, tipo do sensor, a qualidade e a distancia máxima atingida pelo flash e etc... são completamente ignorados na hora da compra.

Cameras com 4mp com lentes boas, obturador rápido e maior, zoom óptico e não digital, rápida na gravação dos arquivos, que trabalha com variso tipos de ISO, com bons sensores CCD e não CMOS, um boa lampada de flash, fazem fotos infinitamente melhores que cameras que tem 12mp e nenhum dos outros fatores acima mencionados.

Por isso não se deixe levar apenas pela quantidade de megapixels oferecida na hora da compra, obtenha mais informações sobre o produto, pergunte a outras pessoas que ja tenham o produto se estão satisfeitas com ele e quais os seus pontos fortes e fracos.

Nenhum comentário: