Curtiu ? Divulgue...

27 agosto 2009

Aneel regulamenta o uso da rede de distribuição de energia elétrica para a comunicação de sinais

A Diretoria Colegiada da ANEEL aprovou, no dia 25 de agosto, as regras para utilização da rede elétrica para transmissão de dados, voz e imagem e acesso à Internet em alta velocidade por meio da tecnologia Power Line Communications (PLC). A resolução que estabelece as condições de compartilhamento da infraestrutura das distribuidoras vai permitir significativos avanços ao país, com importante estímulo à inclusão digital, pois 95% da população brasileira têm acesso à eletricidade por meio de 63 concessionárias e 24 cooperativas, que levam energia a 63,9 milhões de unidades consumidoras.

Outros ganhos também são esperados. Significativa parcela dos ganhos das distribuidoras com a locação da rede para transmissão de dados será empregada na busca de tarifas mais justas ao consumidor. A resolução determina que parte da receita extra das concessionárias com esse serviço seja destinada à modicidade tarifária. Além disso, ao representar mais uma opção de acesso à Internet, aumenta-se a competição com as formas existentes (3G, WAP, por cabo, DSL, discada etc.), o que pode contribuir para queda no preço do serviço.

A regulamentação do PLC contou com o trabalho técnico de diversas áreas técnicas da Agência, como Regulação da Distribuição, Regulação Econômica, Fiscalização Econômica e Financeira e Concessões e Autorizações de Transmissão e Distribuição. O assunto está na pauta da ANEEL desde 2006. O tema esteve em audiência pública de 12 de março a 13 de maio de 2009. Nesse período, o órgão regulador recebeu 163 contribuições de agentes do setor elétrico e de telecomunicações, associações de classe e consumidores.

Até que fim relugamentaram a internet por rede elétrica, após a criação da internet essa é realmente a maior notícia de todos os tempos!!!

Parabéns ANEEL, parabéns Brasil!

Veja mais clicando aqui http://www.aneel.gov.br/hotsite/plc/

Um comentário:

Elânio disse...

Elânio!!! Ta explicado porque não consegui registrar o blog apenas com meu nome rsrsrs. Parabéns pela página e prazer em conhecê-lo.
Elânio.